Pular para o conteúdo principal

10) A adolescência é uma verdadeira e autêntica fase evolutiva do ser humano e que deve ser considerada desde os vértices biológico, social e psicológico. Nessa fase, o indivíduo adota comportamentos considerados anormais ou patológicos em outras fases do desenvolvimento, o que caracteriza o que se denomina de síndrome de adolescência normal.  Para que alcance a identidade adulta o adolescente passa por três perdas fundamentais deste período evolutivo. Pede-se:
a) Cite as três perdas fundamentais por que passa o adolescente. (Valor 50%)
b) Cite cinco características de comportamento do adolescente que fazem parte da síndrome da adolescência normal.   (Valor 50%)
Resposta:
a) Perda do corpo infantil; Perda dos pais da infância; perda da identidade e do papel infantil.
b)DEVE CITAR CINCO DAS DEZ ELENCADAS ABAIXO:
1) busca de si mesmo e da identidade adulta; 2) Tendência grupal; 3) necessidade de intelectualizar e fantasiar; 4) crises religiosas; 5) deslocação temporal; 6) evolução sexual desde o auto-erotismo até a heterossexualidade; 7) atitude social reivindicatória; 8) contradições sucessivas em todas as manifestações da contuta; 9) separação progressiva dos pais; 10) constantes flutuações do humor e do estado de ânimo.
Fonte: Medicina do adolescente. Venorica Coates et al. Editora Sarvier, 1a Edição, 1993. p. 30-34.

UMFT MATO GROSSO REVALIDAÇÃO 2005

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de divindades romanas de nascimento e de infância

Na religião romana antiga, acreditava-se que as divindades do nascimento e da infância cuidavam de todos os aspectos da concepção, gravidez, parto e desenvolvimento infantil. Algumas divindades importantes da religião romana tinham uma função especializada que contribuíam para essa esfera da vida humana, enquanto outras divindades eram conhecidas apenas pelo nome com o qual eram invocadas para promover ou evitar uma ação específica. Várias dessas pequenas "divindades do momento" [1] são mencionadas em textos sobreviventes apenas por polemistas cristãos. [2] Uma extensa literatura médica grega e latina cobria a obstetrícia e o cuidado infantil, e o ginecologista grego do século II, Sorano de Éfeso, aconselhou as parteiras a não serem supersticiosas. Mas o parto na antiguidade permaneceu uma experiência de risco de vida para a mulher e seu recém-nascido, com mortalidade infantil tão alta quanto 30 ou 40 por cento. [3] Os ritos de passagem relativos ao nascimento e à morte tin

Imagens Dor

n000298

A melhor forma para evitar infecções em pacientes com anemia falciforme é A) vacina antipneumocóccica e antihemófilos. B) penicilina profilática e vacina antihemófilos. C) vacina antipneumocóccica e penicilina profilática. D) imunoglobulina e vacina antipneumocóccica. E) imunoglobulina e penicilina profilática. Hospital Naval Marcílio Dias, Rio De Janeiro, 2001 Alternativa D