Pular para o conteúdo principal

Uma mulher de 80 anos retorna ao ambulatório um ano após cirurgia - histerectomia vaginal e colpoperineoplastias anterior e posterior -para correção de prolapso genital. Há alguns meses, esteve hospitalizada por pneumonia. Atualmente, queixa-se de uma grande saliência que protrui pelo introito vaginal. O diagnóstico é de prolapso de cúpula vaginal. Qual das afirmativas a seguir é verdadeira?
A) O prolapso deve ser corrigido cirurgicamente visando à melhora dos sintomas.
B) Prolapso vaginal de 3º grau não pode ser cirurgicamente corrigido de forma adequada em, pelo menos, metade dos casos.
C) Prolapso  de qualquer órgão genital feminino tem probabilidade de ser acompanhado por prolapso de um ou mais órgãos genitais adicionais no momento do diagnóstico.
D) O maior fator de risco para o desenvolvimento de  prolapso genital é uma histerectomia prévia.
E) Não há relatórios sobre pacientes nulíparas que apresentem prolapso genital.

Prova Seletiva Programa de Residência Médica - Hospital São Franscisco de Paula - UCPEL - 2012

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de divindades romanas de nascimento e de infância

Na religião romana antiga, acreditava-se que as divindades do nascimento e da infância cuidavam de todos os aspectos da concepção, gravidez, parto e desenvolvimento infantil. Algumas divindades importantes da religião romana tinham uma função especializada que contribuíam para essa esfera da vida humana, enquanto outras divindades eram conhecidas apenas pelo nome com o qual eram invocadas para promover ou evitar uma ação específica. Várias dessas pequenas "divindades do momento" [1] são mencionadas em textos sobreviventes apenas por polemistas cristãos. [2] Uma extensa literatura médica grega e latina cobria a obstetrícia e o cuidado infantil, e o ginecologista grego do século II, Sorano de Éfeso, aconselhou as parteiras a não serem supersticiosas. Mas o parto na antiguidade permaneceu uma experiência de risco de vida para a mulher e seu recém-nascido, com mortalidade infantil tão alta quanto 30 ou 40 por cento. [3] Os ritos de passagem relativos ao nascimento e à morte tin

Imagens Dor

Pāpavagga: O Mal

Dhammapada - 5  118. Se uma pessoa fizer o bem, que o faça repetidamente. Que aí encontre prazer, pois abençoada é a acumulação do bem.  119. Tudo pode correr bem com aquele que faz o mal, enquanto o mal não amadurece. Mas quando o mal amadurece, o malfeitor vê (penosos resultados) as suas más acções.  120. Tudo pode correr mal com aquele que faz o bem, enquanto o bem não amadurece. Mas quando o bem amadurece, então o benfeitor vê (bons resultados) as suas boas acções.  121. Que não se pense levianamente acerca do mal, dizendo: “A mim ele não me tocará.” A água que cai em gotas enche um cântaro. Da mesma forma, o tolo, pouco a pouco, enche-se de mal.  122. Que não se pense levianamente acerca do bem, dizendo: “A mim ele não me tocará.” A água que cai em gotas enche um cântaro. Da mesma forma, o sábio, pouco a pouco, enche-se de bem.  123. Assim como um comerciante com uma escolta pequena e grande riqueza evitaria uma rota perigosa, ou como quem deseja viver evita o veneno,