Pular para o conteúdo principal

Sobre os reticulócitos


Os reticulócitos:
a) são menores que a hemácia.
b) têm baixa síntese de hemoglobina.
c) resultam da divisão do eritroblasto ortocromatico.
d) a presença em alto numero no sangue significa diseritropoese.
e) têm grânulos citoplasmaticas que incluem organelas condensadas e agregadas.

Alternativa E

Os reticulócitos:
A. são menores que a hemácia
INCORRETO: os reticulócitos são maiores que as hemácias.
B. têm baixa síntese de hemoglobina
INCORRETO : os reticulócitos têm capacidade de síntese de Hb, sendo responsáveis basicamente por um terço remanescente da síntese final desta, a qual será a marca da fase final de maturação propriamente dita.
C. resultam da divisão do eritroblasto ortocromatico
INCORRETO : a eritroblasto ortocromatico não se divide, mas sim expulsa o núcleo. Essa expulsão nuclear se faz "naturalmente" (como vista em cultura celular) ou, mais comumente, quando o eritroblasto ortocromático se amolda para atravessar o endotélio sinusal da medula óssea, uma vez que seu "citoplasma" (agora denominado reticulócito) tem flexibilidade para tal, mas a rigidez nuclear não permite a passagem do núcleo.
D. a presença em alto numero no sangue significa diseritropoese
INCORRETO : As condições que levam a uma má-formação qualitativa dos eritroblastos - diseritropoese - associam-se, quase que invariavelmente, a uma função eritróide ativa, aparentemente aumentada, mas reduzida em termos de resposta eritróide efetiva.
E. têm grânulos citoplasmaticas que incluem organelas condensadas e agregadas
CORRETO : O reticulócito tem sua denominação proveniente do fato de suas organelas (Golgi, ribossomos, mitocôndrias) se agregarem e se precipitarem em "grânulos" grosseiros, que se organizam em pequenas fileiras dando-lhe o aspecto reticulado, em colorações supravitais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de divindades romanas de nascimento e de infância

Na religião romana antiga, acreditava-se que as divindades do nascimento e da infância cuidavam de todos os aspectos da concepção, gravidez, parto e desenvolvimento infantil. Algumas divindades importantes da religião romana tinham uma função especializada que contribuíam para essa esfera da vida humana, enquanto outras divindades eram conhecidas apenas pelo nome com o qual eram invocadas para promover ou evitar uma ação específica. Várias dessas pequenas "divindades do momento" [1] são mencionadas em textos sobreviventes apenas por polemistas cristãos. [2] Uma extensa literatura médica grega e latina cobria a obstetrícia e o cuidado infantil, e o ginecologista grego do século II, Sorano de Éfeso, aconselhou as parteiras a não serem supersticiosas. Mas o parto na antiguidade permaneceu uma experiência de risco de vida para a mulher e seu recém-nascido, com mortalidade infantil tão alta quanto 30 ou 40 por cento. [3] Os ritos de passagem relativos ao nascimento e à morte tin

Imagens Dor

n000298

A melhor forma para evitar infecções em pacientes com anemia falciforme é A) vacina antipneumocóccica e antihemófilos. B) penicilina profilática e vacina antihemófilos. C) vacina antipneumocóccica e penicilina profilática. D) imunoglobulina e vacina antipneumocóccica. E) imunoglobulina e penicilina profilática. Hospital Naval Marcílio Dias, Rio De Janeiro, 2001 Alternativa D