Sobre os reticulócitos


Os reticulócitos:
a) são menores que a hemácia.
b) têm baixa síntese de hemoglobina.
c) resultam da divisão do eritroblasto ortocromatico.
d) a presença em alto numero no sangue significa diseritropoese.
e) têm grânulos citoplasmaticas que incluem organelas condensadas e agregadas.

Alternativa E

Os reticulócitos:
A. são menores que a hemácia
INCORRETO: os reticulócitos são maiores que as hemácias.
B. têm baixa síntese de hemoglobina
INCORRETO : os reticulócitos têm capacidade de síntese de Hb, sendo responsáveis basicamente por um terço remanescente da síntese final desta, a qual será a marca da fase final de maturação propriamente dita.
C. resultam da divisão do eritroblasto ortocromatico
INCORRETO : a eritroblasto ortocromatico não se divide, mas sim expulsa o núcleo. Essa expulsão nuclear se faz "naturalmente" (como vista em cultura celular) ou, mais comumente, quando o eritroblasto ortocromático se amolda para atravessar o endotélio sinusal da medula óssea, uma vez que seu "citoplasma" (agora denominado reticulócito) tem flexibilidade para tal, mas a rigidez nuclear não permite a passagem do núcleo.
D. a presença em alto numero no sangue significa diseritropoese
INCORRETO : As condições que levam a uma má-formação qualitativa dos eritroblastos - diseritropoese - associam-se, quase que invariavelmente, a uma função eritróide ativa, aparentemente aumentada, mas reduzida em termos de resposta eritróide efetiva.
E. têm grânulos citoplasmaticas que incluem organelas condensadas e agregadas
CORRETO : O reticulócito tem sua denominação proveniente do fato de suas organelas (Golgi, ribossomos, mitocôndrias) se agregarem e se precipitarem em "grânulos" grosseiros, que se organizam em pequenas fileiras dando-lhe o aspecto reticulado, em colorações supravitais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário